top of page

"Salubria": 37 mulheres rompem o silêncio sobre saúde mental em nova coletânea da editora Donizela

Foto do escritor: Jornal do JuveveJornal do Juveve

"Este livro é um convite para que as mulheres se reconheçam nas histórias compartilhadas, encontrem apoio e acolhimento, e se inspirem a buscar o bem-estar integral", afirma Tamyris Torres. "É fundamental lembrar que a saúde mental é um direito assegurado por lei e que todas as mulheres merecem viver com plenitude e equilíbrio, livres dos padrões impostos pela sociedade patriarcal", ressalta.

A necessidade de se discutir a saúde mental das mulheres é urgente. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as mulheres são duas vezes mais propensas a serem diagnosticadas com depressão do que os homens, evidenciando a importância de obras como "Salubria: Saúde Mental das Mulheres", organizado pela escritora, jornalista e psicanalista, Tamyris Torres, para quebrar o silêncio e oferecer acolhimento e informação. O livro está com a sua pré-venda aberta no site da editora Donizela.


Essas informações colocam em evidência a vulnerabilidade das mulheres em relação à depressão e reforça a importância de iniciativas que abordem a saúde mental feminina. As mulheres também sofrem desproporcionalmente com a ansiedade. Dados da OMS apontam que os transtornos de ansiedade afetam cerca de 4% da população global, sendo as mulheres 2,6 vezes mais afetadas que os homens. Some-se a isso o impacto devastador da violência doméstica e sexual, que deixa marcas profundas na saúde mental das vítimas. No Brasil, a cada hora, 536 mulheres sofrem algum tipo de agressão, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e esses traumas frequentemente desencadeiam quadros de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Para completar o cenário, a sobrecarga da dupla jornada de trabalho e a pressão social por "dar conta de tudo" contribuem para o esgotamento físico e mental feminino.


Em um mundo que cobra incessantemente das mulheres a perfeição e a adequação a padrões estéticos inalcançáveis, falar sobre saúde mental feminina torna-se um ato de resistência e empoderamento. É com essa proposta que chega às livrarias a coletânea "Salubria: saúde mental das mulheres", organizada pela escritora, jornalista e psicanalista Tamyris Torres.


A obra, que reúne textos de 37 autoras, é fruto da parceria entre a editora Donizela e o Coletivo Marianas, de Curitiba, dedicado à produção cultural feita por mulheres. As páginas de "Salubria" exploram, com sensibilidade e profundidade, as diversas nuances da saúde mental feminina para além dos estereótipos e da superficialidade, abordando temas como ansiedade, depressão, autoestima, pressão social, maternidade, relacionamentos abusivos e busca por autoconhecimento.


A pré-venda de "Salubria" já está aberta e o livro pode ser adquirido com valor promocional de R$ 58,00 pelo site da editora Donizela: [http://donizela.com/shop].


"Salubria: saúde mental das mulheres" promete ser uma obra fundamental para ampliar o debate sobre saúde mental e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Informações adicionais:


Título: Salubria: saúde mental das mulheres

Organizadora: Tamyris Torres

Editora: Donizela

Parceria: Coletivo Marianas

Valor: R$ 58,00 (pré-venda)

Onde comprar: [http://donizela.com/shop]

ISBN: 978-65-85273-33-6

Páginas: 192

Contato:


Assessoria de imprensa - A Casa da Escrita


21 97132-8024 - jornalista.tamyristorres@gmail.com


@coletivomarianas


@donizela.editora


Sobre a Organizadora Tamyris Torres:


É escritora, jornalista e psicanalista. Pós-graduada em jornalismo e negócios e graduanda em Letras (Português/Literatura). É diretora de A Casa da Escrita, assessoria literária e assessoria de imprensa, produtora cultural e idealizadora da Feira Literária Parque Realengo, no Rio de Janeiro, e membro oficial do Rio Capital Mundial do Livro 2025, uma iniciativa da UNESCO.


É autora de O destino de Irene e Fragmentada, best-seller da Amazon.

Trabalhou no Jornal Lance!, Uol, Globo.com e foi assessora do Instituto Irmãos Nogueira e da Universidade Castelo Branco, diretora de comunicação das escolas dos irmãos Minotauro e Minotouro, gerente de comunicação das escolinhas de futebol do Ronaldinho Gaúcho e cuidou de contas como a Rede DO´r, NBA, Heineken, Stella Artois e Symbiosis.

23 visualizações0 comentário

Comments


Cabeçalho 1

bottom of page