A Fundação Cultural de Curitiba lamenta profundamente o falecimento da artista e funcionária aposentada Ana Gonzalez, ocorrido neste sábado, 25 de janeiro de 2025. A arte e a cultura da cidade perdem uma grande pessoa, cuja trajetória foi marcada pela dedicação, pela criatividade. O velório aconteceu a partir das 21h, no Cemitério Jardim da Saudade, no Portão.
Ana González nasceu em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1951, e veio para o Brasil com sua família aos dez anos. Desde jovem, esteve imersa no universo das artes, acompanhando a trajetória de seu pai fotógrafo e de outros membros de sua família ligados à pintura. Em Curitiba, a sua formação artística se consolidou na Escolinha de Artes do Colégio Estadual do Paraná e, ao longo de sua carreira, marcou a cena cultural da cidade.
Durante os 31 anos de trabalho na Fundação Cultural de Curitiba, Ana se destacou não apenas como gestora cultural, mas também como uma referência no campo da arte. Foi diretora do Museu da Gravura de Curitiba e coordenadora do ateliê de gravura por mais de duas décadas.
“Ana Gonzalez faz parte da construção da Fundação Cultural de Curitiba, e deixa um legado inestimável para a cidade e para os artistas. Ela sempre terá nosso mais profundo respeito e admiração”, diz o presidente da FCC, Marino Galvão Júnior.
Foto: Guilherme Pupo.
Comments