top of page

Espetáculo bilíngue une Libras e português no Teatro Novelas Curitibanas


A Cia. Fluctissonante, pioneira em arte acessível no Brasil, apresenta a peça Língua em Revista, um espetáculo encenado simultaneamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português para conectar plateias surdas e ouvintes. De 10 a 20 de abril, com sessões de quinta a domingo, o público poderá conferir a temporada no Teatro Novelas Curitibanas. A entrada é gratuita. 


Com direção de Ricardo Nolasco e Igor Augustho, a peça mergulha nos aspectos da língua como identidade, história e cultura, mesclando linguagens como teatro de revista, cabaré e teatro documental. O elenco, formado por Lucas dos Santos, Marcel Malê, Catharine Moreira e Helena de Jorge Portela, alterna relatos pessoais, cenas coreográficas e personagens caricatos, abordando temas como racismo, capacitismo, silenciamento e diversidade. 


Acessibilidade como proposta artística  

Igor Augustho destaca que a montagem resgata a tradição do teatro de revista, gênero que popularmente não possui um fio condutor de ação e geralmente é feito de esquetes de caráter crítico, mas com uma abordagem atual. "Criamos cenas quase independentes mas que, juntas, formam um discurso comum", ressalta o diretor.

A dramaturgia, assinada por Leonarda Glück, organiza as 12 cenas em uma narrativa afiada, em uma linha tragicômica.  


Arte acessível

A Fluctissonante, companhia curitibana referência em arte acessível, reforça que o espetáculo não é exclusivo para surdos, mas sim um convite à convivência entre línguas e públicos. "Criamos uma revista contemporânea e bilíngue, misturando a tradição popular do gênero com histórias pessoais e a pluralidade de vozes do elenco", explica Ricardo Nolasco.


Serviço

Língua em Revista temporada 2025Datas: 10, 11, 12 e 13, 17, 18, 19 e 20 de abril (quintas a domingos)  Horário: 19h30  Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco)  Classificação: 16 anos  Ingresso: Gratuito  


Fonte: PMC

Foto: Elenize Dezgensiki

Comments


bottom of page