Em operação integrada, Prefeitura interdita dois pensionatos no Centro de Curitiba
- Jornal do Juveve
- há 21 horas
- 2 min de leitura
“A Guarda Municipal atua com os órgãos fiscalizadores, como a Vigilância Sanitária e a Secretaria do Urbanismo, para que possam ter a tranquilidade para realizar as vistorias e, se for o caso, fazer as autuações. É um trabalho integrado”, declarou o inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, superintendente da Guarda Municipal de Curitiba.

A Prefeitura de Curitiba interditou nesta quinta-feira (24/4) dois pensionatos na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro, por irregularidades sanitárias e estruturais. A interdição ocorreu durante ação integrada que envolveu a Secretaria Municipal do Urbanismo, a Vigilância Sanitária de Curitiba e apoio da Guarda Municipal.
Interdições
As interdições promovidas pela Vigilância Sanitária são em caráter cautelar, medidas administrativas temporárias que visam proteger a saúde pública. Agora, os estabelecimentos têm um prazo para realizar as adequações apontadas durante a fiscalização.
Ao analisar a habitabilidade dos locais, conforme a legislação sanitária, os fiscais encontraram uma série de irregularidades. Tais como instalações elétricas em risco, ambientes desprotegidos da chuva, acarretando excesso de umidade, e falta de ventilação, condição que compromete a circulação do ar nos ambientes.
Alvarás
Os pensionatos também foram notificados pelos fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo. Ambos apresentaram irregularidades relativas ao alvará de funcionamento. Toda a operação contou com o apoio do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba, que utilizou agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo de Operações com Cães (GOC). Foram feitas abordagens e inspeções nas instalações dos pensionatos.
O inspetor reforçou o aspecto humano da operação, com o objetivo de proteger as pessoas que vivem ou estão passando por Curitiba: “Para que as pessoas realmente possam ter um um pouso tranquilo, uma comida saudável, um teto para se abrigar, dentro da legalidade.”
Desdobramento
A ação da tarde desta quinta-feira foi um desdobramento da operação integrada ocorrida pela manhã e que envolveu mais de 150 profissionais das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal de Curitiba.
Com o apoio da Prefeitura, a ação cumpriu mandados de busca e apreensão em hotéis e pousadas suspeitos de apoiar o tráfico de drogas no Centro de Curitiba. Foram apreendidos mais de seis quilos de diferentes tipos de drogas em seis hotéis e pousadas.
Nove pessoas foram conduzidas à delegacia, sendo três presas em flagrante por tráfico de drogas, uma por cumprimento de mandado de prisão em aberto e cinco autuadas por porte de drogas para consumo pessoal.
Fonte: PMC
Foto: Pedro Ribas/SECOM
Comments