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Em Brasília, Eduardo Pimentel reforça pedido ao governo federal de retirada de trens de carga de dentro de Curitiba

“Eu quero que Curitiba seja ouvida sobre a nova concessão ou renovação da malha ferroviária que passa pelo Paraná, especificamente dentro da capital. Queremos participar das discussões sobre a possibilidade de um contorno ferroviário ou de trincheiras e viadutos, para que o transporte de carga que passa hoje pelos bairros pare de atrapalhar as ruas de Curitiba”, justificou o prefeito.




O prefeito Eduardo Pimentel reuniu-se, nesta terça-feira (8/4), em Brasília, com Maryane Figueiredo, diretora de Projetos e Obras da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF) do Ministério dos Transportes. Ele pediu que o órgão atue para que a empresa responsável pelo transporte ferroviário no Paraná retire as linhas férreas de carga que passam pela região central de Curitiba. Concessionária e governo federal discutem a renovação antecipada da concessão, que vai até 2027.


Para Eduardo Pimentel, é importante incluir nessa renovação a obrigatoriedade da construção do Contorno Ferroviário na Região Metropolitana de Curitiba ou de obras que retirem as linhas de carga da região central da capital. As linhas férreas são uma concessão do governo federal. 

Eduardo Pimentel lembrou que já esteve em outras oportunidades em Brasília, ainda como vice-prefeito de Curitiba, discutindo o tema com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Ele observou que o ramal ferroviário de cargas atual passa por diversas áreas adensadas em bairros como Centro, Cabral, Alto da XV, Cristo Rei, Cajuru e Uberaba, causando transtornos ao trânsito, paralisando o tráfego dos ônibus do transporte público, além de gerar acidentes, inclusive com mortes, e produzir ruídos que incomodam os moradores.


O prefeito salientou ainda que Curitiba está fazendo sua parte na melhoria da mobilidade, com grandes obras para aumentar na fluidez do ir e vir, como os investimentos na infraestrutura para passagem do novo Inter 2 e Ligeirão Leste/Oeste, além de obras iniciadas ou anunciadas, como o viaduto Curitiba-Pinhais e as trincheiras da Estação São Pedro.


Eduardo Pimentel estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Maia Neto, na reunião com a diretora da SNTF.


Malha Sul

Em Curitiba, há 37 quilômetros de trilhos que cortam os bairros das regiões Sul e Leste. São 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria no Uberaba e no Cajuru.

A ligação férrea da capital com o mar foi construída pelos Irmãos Rebouças há mais de 100 anos, no período imperial.


As linhas férreas são uma concessão do governo federal. A Região Metropolitana de Curitiba faz parte da Malha Sul e quem explora é a Rumo Logística. A empresa está em negociação com o governo federal para renovação antecipada do direito até 2027.

Desde 2021, a Prefeitura de Curitiba, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e o Governo do Estado, por meio do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário e a Comec, discutem o assunto e estão atentos à negociação entre o governo federal e a Rumo.


Frente Nacional de Prefeitos

Eduardo Pimentel está em Brasília desde a segunda-feira (7/4), onde participou da 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). No encontro, ele defendeu a necessidade de o governo federal entrar na discussão do subsídio das gratuidades no transporte coletivo.


Somente com gratuidades dos idosos, instituídas pelo governo federal, são R$ 110 milhões por ano pagos por Curitiba, o que representa 11% das passagens do sistema.  

O prefeito alertou também sobre a necessidade da união entre os municípios na discussão do Comitê Gestor, órgão previsto na Reforma Tributária e que será responsável por deliberar sobre o novo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ISS (municipal) e o ICMS (estadual).


Fonte: PMC

Foto: Divulgação 


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