Domingo no Centro tem troca de figurinhas e caminhada pelo Dia da Síndrome de Down
- Jornal do Juveve
- 21 de mar.
- 3 min de leitura

A programação do Domingo no Centro deste fim de semana, no dia 23, terá atividades relacionadas ao álbum Curitiba em Figurinhas, com sessão de autógrafos do autor Simon Taylor, e uma caminhada alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down (21/3).
No Domingo no Centro, a Rua Emiliano Perneta é fechada no trecho entre a Praça Zacarias e a Rua Visconde de Nácar para que os moradores de toda a cidade aproveitem a região para passear em família e se divertir com as atividades preparadas pela Prefeitura.
O programa foi lançado no dia 9 pelo prefeito Eduardo Pimentel e abriu as comemorações aos 332 anos da cidade. O Domingo no Centro integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.
Troca de figurinhas
Os colecionadores do álbum Curitiba em Figurinhas poderão aproveitar ainda mais esta edição do evento. Uma tenda será montada para a troca de figurinhas do álbum e o autor Simon Taylor estará lá para uma sessão de autógrafos. Quem for, ainda pode ter acesso a reproduções aumentadas das figurinhas do álbum para colorir. Também serão promovidas oficinas ilustrativas do álbum e desenho ao ar livre em rolos de papel kraft.
Lançado em novembro do ano passado, o álbum conta com 400 figurinhas desenhadas por Simon Taylor e celebra a história e a cultura da cidade de forma divertida e educativa.
Cultura e entretenimento
Na Praça Zacarias, o palco da Fundação Cultural de Curitiba oferece uma programação cultural especial.
Nesse domingo, além de música, haverá também apresentação teatral e a Família Folhas. Oficinas gratuitas de compostagem e escultura acontecem ao longo do dia.
Além disso, o Domingo no Centro terá muitos brinquedos à disposição das famílias, como cama elástica, circuito de bicicletas, jogos gigantes, gangorra inclusiva, circuito de bikes. E assim como na última semana, a Rua Marechal Deodoro terá uma pista exclusiva para circulação de ciclistas, que começa na Rua Mariano Torres e vai até a Praça Zacarias, onde será montada uma estrutura de apoio com ferramentas, paraciclos e bomba de ar.
Conscientização e inclusão
O Dia da Conscientização da Síndrome de Down, lembrado em 21 de março, terá destaque na programação deste domingo. A Associação Reviver Down estará no evento entregando camisetas e cartazes de conscientização e às 13h30 alguns integrantes do grupo sobem ao palco para uma apresentação musical. O fechamento será com uma caminhada, com a Praça Zacarias como ponto de partida.
Outras atrações
O Domingo no Centro tem ainda uma quadra repleta de opções gastronômicas, exposição de carros antigos e barraquinhas com produtos de artesanato. As secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, da Mulher e Igualdade Racial e de Desenvolvimento Humano também estarão no evento com interações com o público, doação de mudas de árvores nativas e material informativo.
E para quem quer uma cidade ainda melhor, o programa de consultas públicas Fala Curitiba terá atendimento no local, para que a população possa sugerir melhorias para os bairros e o Centro.
Serviço
Domingo no CentroRua Emiliano Perneta (da Praça Zacarias até a Rua Visconde de Nácar).Domingo (23/3), das 9h às 15hGratuito
O estacionamento da Rua da Cidadania Matriz estará funcionando em caráter excepcional no domingo, das 9h às 15h, para atender os participantes do evento. Local: Praça Rui Barbosa - subsolo da Rua da Cidadania da Matriz - Mercado Central, acesso pela Rua André de Barros. Pagamento por dinheiro, cartões de débito (bandeiras Visa, Master e Elo) e Pix. Mais informações: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/guia_servico/24
Fonte: PMC
Foto: Cido Marques/FCC
Comments