Dia da Mulher na Regional Matriz
- Jornal do Juveve
- 7 de mar.
- 2 min de leitura

A celebração antecipada do Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (6/3), agitou a Rua da Cidadania da Matriz. Teve gente que combinou de encontrar as amigas para passar a tarde no local, como um grupo que faz atividade física no Centro de Esportes da Praça Ouvidor Pardinho, e teve também quem estava passando, gostou da movimentação e resolveu ficar.
Foi o caso da cozinheira Samara Aparecida Soares. Do consultório do dentista, perto dali, viu a movimentação na Rua da Cidadania. Foi se informar do que se tratava e voltou para casa, no Pinheirinho, com dois vasos floridos de cravinas e depois de assistir à aula-show sobre alimentação funcional para mulheres. “Foi uma surpresa muito agradável”, disse.
Flores e bordados
As flores foram um presente da Administração Regional da Matriz, que abriu a programação com as boas-vindas da administradora, Ariane Assis. A aula-show decorreu da parceria do Senac com Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Em um encontro informal, a nutricionista Hellen Suleman e a chef de cozinha Eunice de Oliveira ensinaram o público a preparar um iogurte funcional com frutas da estação. “Leva também aveia, chia e linhaça, e é um ótimo fito-estrógeno”, explicou Hellen.
A poucos metros da sala de aula improvisada, um grupo de mulheres do Coletivo Bordas ensinava às interessadas como fazer o chamado Bordado Livre Solidário. As voluntárias também levaram o material necessário à execução dos trabalhos, como tecidos, agulhas, linhas e bastidores – o conjunto de esferas sobrepostas que tencionam o tecido, facilitando o trabalho das novas artesãs.
Entre as voluntárias esteve a aposentada Susi Pereira, que conheceu a técnica em uma fase difícil da vida. “Veio a aposentadoria, a época do covid, o câncer, mas veio também esse grupo maravilhoso, que me fez até esquecer da dor”, conta.
Receita tradicional
Participante de um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, Clarilene Salvadori apresentou ao público que se sentou para ouvir a Banda Lyra Curitibana e um grupo de música sertaneja a sua criação: os biscoitos tradicionais do Projeto Gergelim. “É uma receita muito antiga e muita básica que vem da Itália”, explicava a cada mulher que pedia para experimentar um biscoito.
Como parte da programação, de manhã, a Prefeitura entregou aos interessados mil mudas de árvores frutíferas. A iniciativa faz parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel.
Também foram oferecidos serviços sobre prevenção da dengue e aferição dos indicadores de diabete e pressão alta, que levaram o público a formar fila para saber a quantas anda a saúde.
Fonte: PMC
Foto: Isabella Mayer/SECOM
Opmerkingen