Deputada Maria Victoria (PP) chama para audiência pública sobre classificação do tabaco
- Jornal do Juveve
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Na terça-feira (15) a Assembleia Legislativa reúne produtores de tabaco e representantes do setor para debater o projeto de lei 119/2023 que visa transferir a classificação do fumo das indústrias para as propriedades rurais paranaenses. O texto é de autoria dos deputados estaduais Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD) e Anibelli Neto (MDB) com coautoria dos deputados Hussein Bakri, Romanelli, Luis Corti e Marcelo Rangel.
Segundo a deputada Maria Victoria a expectativa é que produtores de diversos municípios venham para debater a histórica demanda. A audiência pública está marcada para 9h no Plenário da Assembleia.
“Queremos garantir competitividade ao setor paranaense. Os produtores se queixam que a classificação do produto na indústria impacta diretamente na rentabilidade”, pontua. “Convidamos os agricultores a participar da audiência para apresentar as demandas, debater soluções e nos auxiliar neste processo”, acrescenta.
A classificação é a análise que organiza a produção em classes e determina o preço pago pelo produto. Hoje isso é feito na indústria, sem acompanhamento dos agricultores. A alteração da classificação para as propriedades vai garantir negociações de preços mais justas e transparentes, valorizando a produção paranaense.
O Paraná é o terceiro maior produtor no país, a produção envolve cerca de 25 mil famílias em 107 cidades.
Qualidade
A classificação do tabaco é a análise técnica que organiza a produção em classes de acordo com a qualidade, realizada a partir de parâmetros estabelecidos por órgão competente com a finalidade de determinar o preço pago ao produtor. Para dirimir divergências quanto à classificação, as partes podem utilizar a arbitragem de terceiros, de forma consensual, estabelece a iniciativa.
SERVIÇO:
Audiência Pública Classificação do Tabaco
Data: 15/5 – terça-feira
Horário: 9h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa
Fonte: Gabinete da Deputada Maria Victória
Comments