Carnaval 2025 em Curitiba: Rei Momo, rainha e princesas são homenageadas
- Jornal do Juveve
- 28 de fev.
- 3 min de leitura
Encarregada de dar o início às festividades de Carnaval em Curitiba, a Corte Real foi homenageada pelos vereadores.

Desde o dia 14 de fevereiro, a Corte Real do Carnaval 2025 em Curitiba está animando ensaios das escolas de samba e atividades oficiais ligadas à festividade. Neste ano, o grupo é formado pelo conjunto de dançarinos Roberto Souza Júnior, Patrícia Vanessa Raimundo, Érica dos Santos Silva e Brinsan Ferreira N’atchala, que são, respectivamente, Rei Momo, Rainha e princesas do Carnaval. Eles foram homenageados ontem pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC).Nesta quarta-feira (26), por iniciativa do vereador Angelo Vanhoni (PT), a CMC aprovou dois requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos, um para a Corte Real e outro para a Fundação Cultural de Curitiba, na pessoa do presidente, Marino Galvão Júnior, pelo concurso que escolheu o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval 2025. “Eu tenho acompanhado, e o Carnaval está muito bonito. São 600 pessoas [em cada escola], que em 50 minutos [durante o desfile], mostram uma história, igual a uma ópera [na avenida]”, elogiou Vanhoni.“Quero convidar a todos para nos prestigiarem, no dia 1º e 2 de março, na avenida Marechal Deodoro, a partir das 18h. No sábado, com a abertura do tradicional bloco Rancho das Flores, seguido pelo desfile das escolas de samba do grupo especial. E no domingo, com as escolas do grupo de acesso. Sim, Curitiba tem Carnaval!”, convidou a rainha Patrícia Raimundo, da tribuna da Câmara de Curitiba, durante a sessão plenária.
Vereadores elogiam crescimento do Carnaval de Curitiba
“O Carnaval tem muita importância para as comunidades, no Brasil inteiro. Aqui, em Curitiba, quem costura as fantasias da Embaixadores da Alegria são mulheres do bairro Santa Quitéria. Da [escola] Vai na Fé, são costureiras da Vila Sandra, que estão fazendo bingo para arrecadar dinheiro para terminar as fantasias. Isso vale para todas as áreas do desfile, porque escola de samba é comunhão, é um alargamento da família na comunidade, com significado cultural”, destacou Angelo Vanhoni. Neste ano, a CMC destinou um valor recorde, em emendas parlamentares, para o Carnaval de Curitiba.
As homenagens ao Carnaval foram apoiadas por Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), que destacou a mobilização das comunidades durante o ano todo até chegar ao desfile das escolas de samba. “O Carnaval merece o nosso apoio, temos que fazer o Município apoiar a festa”, concordou a parlamentar. Já Nori Seto (PP) contou que foi à avenida Marechal Deodoro, no ano passado, ver as festividades, que se somam a outras manifestações culturais da cidade, como a Zombie Walk, Carnaval Nerd e os blocos de Carnaval. Laís Leão (PDT) se declarou fã de Carnaval e que toca em um dos bloquinhos que animam o mês anterior à festa em Curitiba. “É uma oportunidade de viver a cidade, de aproveitar esse raro momento em que a cidade está quente, com clima agradável para aproveitar a rua”, comentou a vereadora. “O Carnaval de Curitiba existe e está cada vez mais forte. A gente tem visto os blocos nas semanas que antecedem a festa, nos bairros e no Centro da cidade. Um aplauso a todos”, festejou Sidnei Toaldo (PRD). Professora Angela (PSOL) também pediu a valorização dessas manifestações culturais na cidade. “É muito bonito, eu já fui várias vezes”, disse.
Fonte: PMC
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Comentarios