top of page

Após casos de sequestro-relâmpago em Curitiba, vereadora propõe incentivos para reforçar segurança em comércios


Com o objetivo de reduzir a criminalidade e garantir mais segurança para comerciantes e consumidores, a vereadora Delegada Tathiana Guzella apresentou à Câmara Municipal de Curitiba a sugestão de criação do Programa Protege Curitiba. A iniciativa busca incentivar estabelecimentos comerciais a adotarem medidas de segurança além das exigidas por lei, como a contratação de vigilantes e a instalação de câmeras de monitoramento integradas à Muralha Digital.


Em contrapartida, o programa prevê que a Prefeitura possa oferecer reduções no IPTU, ISS ou em taxas administrativas, estimulando a adesão do setor privado e promovendo uma parceria público-privada em prol da segurança urbana.


A proposta surgiu após a repercussão de dois casos de sequestros-relâmpago ocorridos em estacionamentos de supermercados em Curitiba no intervalo de apenas 10 dias. Em ambos os crimes, as vítimas foram abordadas por assaltantes armados e obrigadas a realizar transferências bancárias enquanto eram mantidas reféns por horas.


“Não podemos permitir que Curitiba vire um território livre para a ação de criminosos. Precisamos de um esforço conjunto para coibir esse tipo de crime e oferecer mais segurança para todos. O Protege Curitiba é um incentivo para que comerciantes possam reforçar a proteção dos seus estabelecimentos e, ao mesmo tempo, contribuir para a segurança da cidade como um todo”, afirma a vereadora.


Benefícios esperados com o Protege Curitiba:


* Redução da criminalidade – Medidas preventivas inibem a ação de criminosos e tornam os estabelecimentos mais seguros.

* Mais clientes e desenvolvimento econômico – Ambientes seguros atraem consumidores e fortalecem o comércio local.

* Parceria público-privada – Segurança sendo tratada de forma conjunta entre poder público e iniciativa privada.


A proposta já foi encaminhada ao Poder Executivo para análise. A vereadora reforça que seguirá acompanhando a tramitação e cobrando ações efetivas para tornar Curitiba uma cidade mais segura para todos.

Comments


bottom of page