Adotantes de cães resgatados terão atendimento gratuito vitalício em Curitiba
- Jornal do Juveve
- há 2 dias
- 2 min de leitura
A política pública foi criada pela Prefeitura de Curitiba após sugestão da vereadora Andressa Bianchessi. Câmara aprovou moção de apoio à novidade.

Famílias que adotarem cães resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) terão atendimento gratuito, prioritário e vitalício no Hospital Veterinário Municipal de Curitiba. O anúncio foi realizado, na primeira semana de abril, pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela secretária de Meio Ambiente, Marilza Dias, que implantaram a medida em resposta a uma sugestão da vereadora Andressa Bianchessi (União) ao Executivo. Nesta terça-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou uma moção de apoio à novidade, reconhecendo a parceria entre Legislativo e Prefeitura.
“Fiz uma sugestão que foi acatada pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela secretária Marilza Dias, que lutam diariamente pela causa animal, assim como eu, que tenho essa como minha bandeira principal na Câmara de Vereadores”, agradeceu Andressa Bianchessi.
Hoje, na tribuna da CMC, ela pediu aos parlamentares que divulguem a novidade, para reduzir a ocupação do CRAR, que, diz Bianchessi, está lotado acima da sua capacidade após o resgate de animais abandonados na desocupação da Britanite, há um mês.
“A lotação [do CRAR] está acima da capacidade do centro. Precisamos focar nas adoções responsáveis”, alertou a parlamentar.
Andressa Bianchessi informou que a garantia do atendimento gratuito, prioritário e vitalício é fundamental para superar resistências a animais resgatados, “que são os animais abandonados ou atropelados, socorridos pela Prefeitura, que acabam ficando com algum tipo de dificuldade ou deficiência”. “Os tutores têm medo da adaptação e do custo veterinário futuro para esses cães. Com a novidade, vamos conseguir que muitos animais sejam resgatados, abrindo espaço para novos resgates no CRAR.
Peço a colaboração nessa divulgação, para voltarmos à ocupação devida ou que até sobrem vagas”, pediu.
A sugestão de Andressa Bianchessi à Prefeitura de Curitiba foi registrada no dia 28 de fevereiro, sendo atendida pelo Executivo um mês depois. A moção de apoio ao Centro de Referência de Animais em Risco foi aprovada, em votação simbólica, nesta semana.
Na tribuna, ela destacou a importância do Hospital Veterinário Municipal para a defesa animal em Curitiba, com sua capacidade de 50 atendimentos por dia, e agradeceu as emendas parlamentares do deputado federal Matheus Laiola (União-PR) para o funcionamento da unidade.
Fonte: PMC
Foto: Carlos Cosdta/CMC
Comentários